foremedia Ele está de Volta (Er ist wieder da), 2015

Ele está de Volta (Er ist wieder da), 2015

 "-Você é um monstro. 

-Sou? Então é melhor você culpar também 

aqueles que elegeram esse monstro."


Introdução

"Ele está de Volta" é um filme alemão dirigido por David Wnendt e lançado em 2015.

"Ele está de Volta" mistura comédia e crítica social de maneira provocativa. 

O longa é baseado no livro homônimo de Timur Vermes, e imagina o retorno de Adolf Hitler à Alemanha contemporânea, explorando as reações das pessoas e abordando temas sensíveis como a ascensão do extremismo e a responsabilidade da mídia. 

Esta obra singular provoca reflexões sobre a sociedade contemporânea, usando o humor como uma ferramenta afiada para analisar o passado e principalmente o presente.

Sinopse

A premissa do filme é audaciosa: Hitler acorda em um terreno baldio em Berlim em pleno século XXI, sem ter envelhecido um dia desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Ele, inicialmente, é considerado um imitador talentoso e é levado a acreditar que está em algum tipo de produção cinematográfica. 

A partir desse ponto, o filme mistura cenas ficcionais com situações reais, incorporando a reação genuína das pessoas nas ruas diante da presença de um homem que todos acreditam ser apenas um imitador.

Oliver Masucci 

A interpretação de Oliver Masucci no papel de Adolf Hitler é notável, capturando tanto a ferocidade quanto a estranheza do líder nazista. 

Masucci consegue equilibrar a caricatura do personagem com momentos de intensidade e seriedade, tornando-o multifacetado. 

A sua atuação é crucial para o sucesso da obra, pois carrega consigo o peso de representar um dos personagens mais detestáveis da história de uma maneira que seja, ao mesmo tempo, assustadora e satírica.

O Humor

A abordagem do filme é afiada e provocativa, utilizando o humor como uma ferramenta para explorar a complacência da sociedade em relação ao discurso de ódio e a manipulação midiática. 

O filme satiriza a busca frenética por entretenimento na sociedade moderna, ressaltando como a busca por audiência pode levar à promoção de figuras controversas sem considerar as consequências éticas.

 A Natureza do Extremismo

A interação de Hitler com pessoas reais nas ruas e a resposta delas à sua retórica reacendem debates sobre a natureza do extremismo e o perigo da ignorância histórica. 

O filme destaca a capacidade de um orador carismático manipular as massas, mesmo em um contexto contemporâneo. 

Ao mesmo tempo, critica a sociedade por muitas vezes tratar questões sérias de maneira superficial, como se fossem meros espetáculos midiáticos.

A Direção 

A cinematografia de "Ele Está de Volta" é habilmente executada, misturando cenas ficcionais com filmagens reais. 

A escolha de filmar nas ruas de Berlim, interagindo com pessoas comuns, confere uma autenticidade desconcertante ao filme. 

A direção de David Wnendt é eficaz ao criar uma atmosfera que oscila entre o desconfortável e o cômico, desafiando o espectador a confrontar a presença de Hitler na sociedade contemporânea.

 Mas...

No entanto, algumas críticas argumentam que a mensagem do filme pode ser ambígua em certos momentos, deixando espaço para interpretações variadas. 

A linha tênue entre a sátira social e a potencial romantização do personagem histórico central é delicada, e a eficácia do filme pode depender da sensibilidade do espectador em relação a essas nuances.

Conclusão 

Em resumo, "Ele Está de Volta" é uma obra cinematográfica ousada e provocativa que utiliza o humor como uma ferramenta para explorar questões sérias da sociedade contemporânea. 

Com uma performance central impressionante de Oliver Masucci, o filme aborda a complacência da sociedade diante do discurso de ódio e a responsabilidade da mídia na promoção de figuras controversas. 

Ao criar um diálogo entre passado e presente, "Ele Está de Volta" desafia o espectador a refletir sobre as implicações éticas e sociais de seu próprio tempo.

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